quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Zippo - Design que Resiste a Décadas




Os isqueiros Zippo produzidos pela Zippo Manufacturing Company são tradicionalmente retangulares e têm uma tampa dotada de uma dobradiça que o faz abrir e fechar. Há centenas de modelos diferentes disponíveis para compra. Sua chama resiste ao vento e ao contrário dos isqueiros de plástico, são recarregáveis com fluido líquido (hidrocarboneto isoparafínico sintético). Eles se tornaram famosos entre os militares norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial (quando todos os Zippos produzidos eram destinados às forças armadas Aliadas) e durante a Guerra do Vietnã. Vários astros de cinema já empunharam um isqueiro Zippo para acender um cigarro em cena, principalmente quando o tabagismo estava em alta na sociedade. Era uma forma de aproximar o cidadão comum de seus ídolos. O isqueiro foi fazendo aparições e mais aparições até se tornar algo espontâneo e ao mesmo tempo uma lenda no cinema.

Em "Obrigado por Fumar" (Thank You For Smoke, 2005), o ator Aaron Eckhart, o porta-voz das grandes empresas do tabaco, usa como argumento eficiente apoiado nessa ideia para persuadir as pessoas de como o hábito do fumo é uma forma de se expressar apropriada quando não havia o que ser dito em cena. E lá estava o Zippo dando sua contribuição necessária como coadjuvante nessa tarefa.

Acima de tudo, os Zippos são conhecidos pela garantia ilimitada que oferecem: se um isqueiro Zippo quebrar, não interessa o quão velho ele é, ou quantos donos já teve, a companhia irá substituí-lo ou repará-lo gratuitamente. A única parte do Zippo que não é coberta pela garantia é o acabamento na parte externa da capa metálica. Com um design que resiste a mais de 70 anos, sua forma é inconfundível aos olhos das pessoas, apesar das centenas de edições limitadas para colecionadores se tem mantido um ícone da cultura pós-guerra.

Maiores informações vejam no site: http://www.zippo.com/
                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário