segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Errata: Falhas Acontecem


Dentre todos os desafios de compor um texto genial que exprima as qualidades e nuances de uma produção cinematográfica específica, o momento de resenhar uma necessária e breve sinopse é a que me oferece a maior ameaça. Não foram poucas as vezes que fui arremetido por esse terror que a tela em branco impôs. Essa pressão de não cometer falhas, tanto as sutis quanto as gritantes sempre me ofereceram uma aterrorizante preocupação. Espremer em poucas palavras a essência do enredo sem deixar escapar spoilers indesejados ou cair em alguma outra armadilha do inconsciente e se desviar do foco do enredo, são erros tão fáceis de cometer como são amedrontadores para mim. Como sempre gosto de ler, as vezes até mais do que o próprio texto ao qual me levou a determinada página na internet, eu acabei através da leitura de um comentário descobrindo uma sinopse que sucumbiu aos meus temores. Em resumo: o filme ao qual assisti não tem praticamente nada haver com a sinopse disponibilizada pelo site. Ou pelo menos, passa uma ideia totalmente errada do que está por vir. Descoberta feita pelo acaso que compreendo que pode sim, acontecer com qualquer um. Curiosamente me sinto mais seguro após essa descoberta.      

4 comentários:

  1. O site Adoro Cinema que você destaca na foto já foi bom, mas hoje parece feito de qualquer forma, apenas uma desculpa para Telecine e outros serviços de filmes on demand ou TV por assinatura terem onde anunciar de forma gritante. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de falha já vi em outros lugares. Mas não em portais renomados como o Adoro Cinema. Confesso que fiquei decepcionado com a falha, sendo que antes de assistir a algum filme de meu interesse muitas vezes busco alguma informação a respeito da produção. E o comentário de um dos internautas ficou gravado na memória, e que o julguei precipitadamente radical. Sendo assim, após ter assistido ao filme pessoalmente (que por sinal gostei) me fez ver o quanto ele estava certo quando ressaltou o erro.
      Cinema é um assunto as vezes complicado de se lidar. A crescente produção de material as vezes pode ser muito superior ao pessoal disponível para materializá-lo no site. O que provavelmente os obriga a adotar medidas negligentes para disponibiliza-lo a tempo para seu público. Daí esses deslizes acontecem mesmo. Não deveria, mas é inevitável que aconteça. Desejo melhoras ao meu estimado Adoro Cinema, que muitas vezes me trouxe preciosas informações. Não o deixarei de visitá-lo com certeza, mas também não boto mais minha mão no fogo por ele também.

      abraço

      Excluir
  2. Muitos sites utilizam o famoso "colar e copiar" para resumir uma sinopse de algum filme que ainda não foi visto ou que sequer será assistido por alguém do site.

    Além disso, alguns filmes são complexos que fica impossível resumir em duas linhas. Uma sinopse totalmente reduzida geralmente resulta em algo bem diferente do contexto geral da trama,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não assistiram ao filme. Fazer o quê? Não sabem o que estão perdendo...

      abraço

      Excluir