quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Crítica: Elektra | Um Filme de Rob Bowman (2005)


Constantemente torturada pelo seu passado, Elektra (Jennifer Garner) após sua morte (ocorrida durante um confronto com o Mercenário em “O Demolidor – O Homem Sem Medo, 2003”) e sua misteriosa ressurreição  quando foi trazida de volta dos mortos pelas mãos de seu sensei, Stick (Terrence Stamp) a faz viver numa constante busca por vingança. Embora tenha sido treinada na rígida disciplina do ninjutsu, ela não consegue controlar a fúria que sente pelos responsáveis pela morte dos pais. E em seu anseio por vingança ela abandona o culto dos Virtuosos e parte num exílio para se tornar uma perigosa assassina profissional, onde passa a empregar seus poderes de prever o futuro. Mas quando ela contratada para matar Mark e Abby Miller (Goran Visnjic e Kirsten Prout) pai e filha, demônios de seu passado ganham mais força em sua consciência. Porém, a partir do momento que ela não os executa, passa a ter a responsabilidade de protegê-los de um clã milenar de ninjas chamado Tentáculo. Contudo, o que Elektra não imaginava eram as razões que levava tantos assassinos a quererem matá-los. "Elektra" (Elektra, 2005) aparentemente prometia através da divulgação mais do que era capaz de entregar, no entanto, o resultado realmente entregue mostrou-se inferior ao esperado, onde o cineasta Rob Bowman bombardeia o espectador com um filme morno e desinteressante. 
A personagem foi criada em 1981 como uma heroína secundária dos quadrinhos em "O Demolidor", onde o quadrinista Frank Miller acertou em cheio em sua criação (fã confesso do universo dos misteriosos ninjas, esses personagens frequentemente habitavam várias histórias diferentes de sua autoria). Contudo, o diretor Rob Bowman não acertou em quase nada ao transpor a personagem (que antes dividiu a tela com o Demolidor) para telona. Pouca profundidade sobre sua história, uma climatização exótica que remetia ao cinema do oriente (belas paisagens e muito cenas de luta) e um repertório de estranhos vilões que beiravam ao carnavalesco. Mas sua maior deficiência reside no roteiro rebuscado de claras costuras e pouco envolvente (a trama é muito corrida para uma produção que não se presta ao trabalho de familiarizar nada a respeito da personagem). Com cenas de ação sem novidades e pouco clima, apesar do condicionamento técnico elegante, naturalmente a talentosa atriz Jennifer Garner (um fenômeno nascido do extinto seriado "Alias - Codinome Perigo") não conseguiu o sucesso desejado na tarefa de segurar a produção sozinha, mesmo sendo uma hábil lutadora que dispensa dublês em cena e por esbanjar uma sensualidade latente. "Elektra" foi um claro sintoma do desgaste da fórmula de sucesso projetada pelos grandes estúdios, que caminhava ao completo esgotamento, e por fim, acabou chamando a atenção dos responsáveis de que não era tão fácil ganhar dinheiro transpondo a toque de caixa todo e qualquer personagem dos quadrinhos. 

Nota:  4/10

8 comentários:

  1. Até criei uma simpatia pela Jennifer Garner, ah mas como eu detestei esse filme. Assim como "Demolidor".

    Ótimo resumo da origem da personagem.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É extremamente forçado e não empolga. Pode até agradar aos fãs da personagem ou talvez da protagonista, mas como filme está longe do ideal. Obrigado pela visita!

      abraço

      Excluir
  2. Uma vergonha cinematográfica...só consegue ser melhor que Mulher Gato com Halle Berry.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher Gato é muito ruim.... e pensar que o estúdio responsável cogitava inclusive fazer uma sequência desse filme. Graças a Deus não fizeram, porque eu não ia assistir nem de Graça! rsrsrs

      abraço

      Excluir
  3. Gostei de "Demolidor" porque era um super-herói com um quê de humanidade, o fato da cegueira, querer fazer o bem sempre, mas "Elektra" realmente deixa muito a desejar. Simplesmente é uma desculpa para chutes, socos e corre-corre. Estou seguindo teu blog amigo, abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme do "Demolidor" ficou bem melhor mesmo. Mas particularmente está longe de ser um dos meus preferidos. Quero só ver o "Batman" com Ben Affleck. Vai dar o que dizer....

      Obrigado pela visita e sua participação

      abraço

      Excluir
  4. Ancho que ela é uma atriz com muito talento, tem bons filmes. O filme superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Virei um gato filme e bom, o adorei muito passou as minhas expectativas, em sério é uma história super bonita, esta bem feita, tem uma história que fala de amor, amizade, família, etc. de uma maneira muito original e divertida, não tem dúvida que o filme se tornara num clássico.. Se vocês são amantes dos filmes de suspense, este é um que não devem deixar de ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A atriz Jennifer Garner tem bons filmes no currículo, mas gostava mais dela quando estrelava o seriado "Alias - Codinome Perigo". Para mim foi seu melhor momento.

      bjus

      Excluir