quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Se Você Julga o Livro pela Capa, Então Veja Este


Fahrenheit 451 é um livro de ficção científica escrito por Ray Bradbury (1920-2012), que foi publicado primeiramente em 1957, tendo como sua base inicial um conto chamado "Bright Phoenix". Seu enredo gira em volta de uma sociedade futurista onde os bombeiros tem como função profissional queimar livros. Os livros são proibidos, ideias são vistas com maus olhos pelas autoridades e opiniões críticas são suprimidas para não se formar movimentos contrários ao regime estabelecido. Mas nos bastidores desse mundo distópico se forma uma sociedade rebelde em que cada um é responsável por decorar uma obra literária clássica ou relevante, e assim repassá-lo oralmente para as gerações futuras. Esse romance tem através da história encontrado várias interpretações diferentes, mas é unanime dizer que se  trata de uma obra prima da literatura.. Curiosidade em relação ao título da obra: Fahrenheit 451 é a temperatura em que o papel entra em combustão e pega fogo. Assim aproveitando a obra brilhante que esse livro representa, somente faltava uma capa que transpusesse toda a criatividade do conteúdo. Por fim, a designer Elizabeth Perez criou uma capa em sintonia com o material impresso e visualmente original: o número "1" do título não é nada menos, nada mais, do que um palito de fósforo que pode ser riscado na lateral da capa do livro. É desnecessário dizer que a ideia em si, sua representatividade é fantástica.


Existe uma produção cinematográfica baseada no romance, de mesmo título dirigida por Francois Truffaut. O filme estrelado por Oskar Werner e Julie Christie foi lançado em 1966, o qual se intenciona uma refilmagem desde 1994, mas que não tem apresentado definições positivas apesar do tempo. 

4 comentários:

  1. Eis um filme absurdamente maravilhoso. Muito bom texto, rapaz. Estou preparando, em breve, também, no Sapare Aude uma postagem para este filme que considero um dos melhores que já vi. Um abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não comentei muito sobre o filme porque ainda não assisti. Mas quando surgir oportunidade não deixarei passar.

      abraço

      Excluir
  2. Valeu pela sugestão e parabéns a essa designer brilhante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A designer está beeemmmm de parabéns! Engraçado que não consegui descobrir onde comprar (?) para passar a diante. Pena!

      abraço

      Excluir