quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Crítica: OldBoy | Um Filme de Chan-wook Park (2003)


O ano é 1988. Quando Oh Dae-Su (Choi Min-sik) um homem comum, casado e pai de uma menina de 3 anos é sequestrado logo após sair de uma delegacia, inesperadamente sua vida é tomada dele sem razão nenhuma. Confinado em uma estranha prisão que mais parece um quarto de hotel barato por cerca de quinze anos, permanece apenas conectado com o mundo exterior através de uma televisão, onde também era meticulosamente alimentado por um desconhecido do qual nunca teve informações do motivo de seu encarceramento. Da mesma maneira que foi enclausurado todos esses anos sem explicação nenhuma,  certo dia também é solto sem justificativa, mas com dinheiro e roupas novas. Agora com a liberdade retomada, e com a ajuda de uma jovem chamada Mi-do (Hye-jeong Kang), parte em busca de respostas para o que lhe aconteceu todos esses anos, e acima de tudo, com sede de vingança pelos responsáveis. "OldBoy" (OldBoy, 2003) é uma produção que remete aos estilo Tarantinesco de se fazer cinema. Com uma trama intensa, subversiva e muito violenta, o cineasta sul-coreano Chan-wook Park cria uma obra fascinante que virou objeto de culto por parte de cinéfilos do mundo inteiro. Baseada em uma série de mangá de autoria de Garon Tsushiya e Nobuaki Minegishi, esse longa compõe a segunda parte do que a crítica chama de a "Trilogia da Vingança": com "Mr. Vingança, 2002" sendo o primeiro episódio, "Lady Vingança, 2005" encerrando o trabalho do cineasta, "OldBoy" se revelou ao espectador uma surpresa fascinante de realização bem cuidada.


Da Coréia do Sul surge excelentes produções. Exemplo disso são filmes como "O Caçador, 2008" de Na Hong-jin, ou "O Gosto da Vingança, 2005" de Kin Jin-woon.  Mas "OldBoy" virou cult no decorrer dos anos por um conjunto de fatores determinantes: para começar pelo roteiro, repleto de mistérios e reviravoltas que prendem a atenção do espectador do começo ao fim; pela violência física e psicológica que seu protagonista é submetido; pela estranheza de sua proposta ao levar seu protagonista à loucura de modo dramático, quando ao mesmo tempo intenciona preservá-lo para o sofrimento irreversível de modo perturbador e além disso, pela sua estrutura técnica original, que inclusive gerou uma cena antológica de luta em um estreito corredor que já serviu de inspiração a outros cineastas desprovidos de consagração. Premiado, essa produção ganhou o Grande Prêmio do Júri em Cannes de 2004 chamando a atenção da crítica internacional. Quentin Tarantino presidente do júri nesse ano, já depositava suas fichas no poder dessa obra-prima que trata o tema clássico da vingança com uma profundidade perturbadora e crua, além de inegavelmente expressiva.

Se no processo de crescimento da trama, o início se mostra lento e confuso até certo ponto, em sua segunda metade vem a garantia de que os déficits iniciais são irrelevantes diante do conjunto da obra, que apresenta um desenvolvimento seguro de sua proposta que caminha para um desfecho cru e inesperado bem distante de qualquer tipo de contenção. Chan-wook Park realiza um filme tão diferente e underground que até poderia ser confundido com um acidente bem-sucedido, mas transcorre de forma tão cativante (apesar de algumas cenas serem rotuladas como de violência excessiva e de uma crueldade incômoda) que seria impossível materializa-lo com tanto esmero sem que tivesse um propósito focado. "OldBoy" não é um filme, mas sim uma experiência cinematográfica mais do que necessária. Explora diferentes conceitos que margeiam a natureza humana de forma impressionante: a vingança, o comportamento humano, a insanidade, a brutalidade, tudo de modo provocante e envolvente.

Nota:  9/10
_____________________________________________________________________________

4 comentários:

  1. Esse filme é.....IMPACTANTE!

    Lembro que quando terminei de assistir, minha cabeça explodiu. rs

    Filmaço, um dos meus preferidos.
    Vamos ver o que vão fazer nesse remake...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico curioso Deh. Apesar de que o trailer me deixou com um pé atrás. O filme é muito parecido com o original.
      vamos ver no que vai dar!

      abraço

      Excluir
  2. Num sabia que fazia parte de uma trilogia :S
    O filme é excelente e fiquei decepcionado com o remake porque faltou algumas motivações ao protagonista, e ficou mais nitido pra mim que assisti o remake 3 dias de pois de ver o original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A refilmagem de Spike Lee ainda não vi, mas já li muita gente descendo a lenha no resultado. Ainda quero ver, apesar que eu vi um trailer que parece a copia do original. Refilmagens.... fazer o que? Faz parte!

      abraço

      Excluir